Com o intuíto de funcionar-mos em sintonia dentro de nós próprios e para os outros, podendo criar e re-criar temos de fazer um percurso que possa nos dar a conhecer/ reconhecer as ferramentas que temos : corpo e mente.
Numa concentrada macadâmia de metologias visamos trabalhar :
1ª Fase:
- Concentração
- Apresentação de ferramentas de criação artística
- Apresentação de ferramentas de relaxamento
- Apresentação de ferramentas de dominio físico
- Conhecer/reconhecer as limitações fisícas.
2ª Fase:
- Exploração da articulação cardio-respiratória.
3ª Fase:
- Exploração do movimento/relaxamento/respiração
- Percepção e Aprofundamento do movimento orgâncico e do movimento mecânico.
Alguns Pontos A Tomar Em Conta:
- Biodança:
Pretende-se essencialmente desenvolver a dança pessoal, aquilo que se toma como a exploração de cada um e a forma como essa saí na sua essência.
O que se trabalha na Biodança:
1. A vitalidade : que é vista como uma fonte de energia e expansão vital e de impulso existencial.
2. A sexualidade : que é ministrada amplamente como o desenvolvimento do contacto sensível e
progressivo natural.
3. A criatividade: que explora a capacidade de renovação, crescimento e renascimento interior.
4. A afectividade: funciona como um nível de pesquisa e obtenção da absorção e nutrição
emocional que advém da expressividade afectiva espontânea, para consigo próprio e chegando aos
outros por extensão com a natureza.
5. A transcêndencia : que relaciona a capacidade de evoluire desenvolver a consciência enquanto
um ser de carácter interventivo e integrante da harmonia cósmica.
2. A sexualidade : que é ministrada amplamente como o desenvolvimento do contacto sensível e
progressivo natural.
3. A criatividade: que explora a capacidade de renovação, crescimento e renascimento interior.
4. A afectividade: funciona como um nível de pesquisa e obtenção da absorção e nutrição
emocional que advém da expressividade afectiva espontânea, para consigo próprio e chegando aos
outros por extensão com a natureza.
5. A transcêndencia : que relaciona a capacidade de evoluire desenvolver a consciência enquanto
um ser de carácter interventivo e integrante da harmonia cósmica.
"A base conceitual da Biodança provem de uma meditação sobre a vida, ou talvez da desesperança , do desejo de renascer dos nossos gestos despedaçados, de nossa vazia e estéril estrutura de repressão.
Poderíamos dizer com certeza, de nossa nostalgia de amor.Biodança, mais que uma ciência, é uma poética do encontro humano, uma nova sensibilidade frente à existência.
Sua metodologia promove uma sutil participação no processo evolutivo."
Rolando Toro Arañeda
Deste modo resulta:
Renovação Existencial
Re-descobrir Identidade
Capacidade de gestão de stress
Melhoramento da comunicação
Assim como não é necessário saber dançar para poder aprender a praticar esta busca do prazer de viver.
- A respiração:
O conceito mais básico de qualquer treino é evidentemente a respiração, sem esta teríamos algumas dificuldades de movimentação e pensamento.
As teorias e ritos orientais ensinaram que ao efectuar-mos um controlo da nossa respiração gradualmente aumentamos a nossa energia vital podendo assim promover um equilibrio mental e libertando assim emoções negativas (raiva, medo, depressão, por exemplo).
Um dos métodos mais benéficos e utilizados especialmente em meditação, dança, teatro, que é exactamente o que por aquí se explora é a respiração abdominal (que advém da aprendizagem de alguns métodos/exercícios de Tai Chi Chuan) que funciona como um conceito de equilibrio mental que se reflecte em todo o corpo.
A respiração abdominal consiste apenas em calmamente fazer a utilização da barriga (como se fosse um balão) que ao inspirar-mos e ao expirár-mos esvaziamo-lo completamente.Ao fazer este tipo de respiração diariamente proporciona-mos mais de um litro de sangue a fluir para os pulmões, podendo também libertar mais toxinas e criando uma sensação de maior energia física e mental.
- Processos e Construção Criativa
Vimos aqui trabalhar a capacidade Psico- física de actor.
Trabalhar a energia dinâmica.
Encontrar o Retard and Reject
Trabalhar a capacidade de utilização de um texto como catalizador de reacções.
Coordenar gestos compostos
Desenvolver contraste teatral
Capacidade de Metamorfosear
Bases da pantomina
Desenvolver vários níveis da criação de um personagem.
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